domingo, 25 de novembro de 2007

Igualdade, Cidadania e Género - um novo espaço de partilha


Lanço, hoje, na blogosfera, um novo espaço.
Um espaço que pretendo que seja de reflexão e partilha de pensamentos, mas também de divulgação de informação.
Reflexão, pensamentos ou informação que traduzem olhares sobre uma matéria da sociedade, portanto, que diz respeito a todos os cidadãos e a todas as cidadãs (homens e mulheres), e que é uma bandeira que todos e todas agitamos, mas sobre a qual a realidade vivida nos aconselha a persistir.
Refiro-me a essa palavra mágica – Igualdade – e aos caminhos para o exercício de uma Cidadania plena, através da eliminação de todas as formas de desigualdade em função do Género.
É esse o objecto deste novo espaço.
Um espaço que inicia o seu percurso sob uma responsabilidade individual, mas que pretende alargar-se aos contributos de todos aqueles e de todas aquelas que nele encontrem corrente para os seus rios de pensamento, ancorados ao princípio da igualdade, que a Constituição da República Portuguesa há muito consagrou.

Porquê hoje ?
Porquê no dia 25 de Novembro do ano de 2007 ?
Porque sendo este um projecto que tem vindo a ser pensado há já algum tempo, em algum momento deveria ter “luz verde” para avançar.
E esse momento é hoje, é agora.
Em 2007, porque foi este o ano que a Europa elegeu para fazer uma chamada séria de atenção aos Estados-Membros e a todos os cidadãos e a todas as cidadãs para o imperativo da não discriminação, em vários domínios, designadamente em função do sexo («Let’s make equality a reality. Together, we’ll make a difference!»).
E este Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos já está no fim, mas não lhe podemos virar a página. É preciso continuarmos até que a Igualdade formal se transforme, de facto, numa Igualdade real.
Em 25 de Novembro, porque é este o Dia em que o Mundo assinala uma das mais vergonhosas desigualdes estruturais que ainda persistem: a da Violência contra as Mulheres.
E, como nos recorda uma campanha lançada pelo Conselho da Europa, o que começa com gritos não deve acabar num grande silêncio ...

Sem comentários: